Vídeos

Os vídeos são excelente instrumento de dinamização e enriquecimento das atividades, tanto do ponto de vista de conteúdo como de dinâmica participativa e interesse.

É uma estratégia para colocar o estudante em contato com outra maneira de pensar e entender Ciências.

Os filmes podem ser utilizados com a finalidade de motivar os estudantes para o tema, ampliar ou aprofundar conhecimentos, ou sistematizar conteúdos já desenvolvidos.

Indicação de vídeos

Ele era um empregado de patentes, que não conseguia trabalho como professor, muito menos um doutorado, mas fez uma descoberta que entra para a história da ciência. Este é Albert Einstein (Geoffrey Rush e Johnny Flynn), que ao resolver os mistérios do átomo e do universo, tornou-se um dos cientistas mais conhecidos do mundo.

Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

3. Globo Ciência:

Material didático que aborda a história do cientista Vital Brazil Mineiro da Campanha, relatando sua trajetória e obra.

O cientista brasileiro Marcelo Gleiser apresentou em 2006, no Fantástico, uma serie, com 12 episódios, denominada Poeira das Estrelas, um programa de divulgação científica feito nos moldes de Cosmos.  Abaixo os links para os episódios referentes às descobertas dos cientistas.

Indicação de Animações

Era uma vez ... os inventores é uma série de desenho animado Francesa de 1994. Apresenta as histórias das grandes descobertas e seus inventores, que fizeram o mundo de hoje. Os episódios estão dublados em português de Portugal.